Mercado imobiliário 4.0: alinhando o digital aos resultados

Mercado imobiliário

Que vivemos a era da transformação digital, isso está claro para todos. As revoluções industriais trouxeram grandes transformações aos diversos setores socioeconômicos, proporcionando a modernização global e a competitividade ao longo dos anos. Não seria diferente para o mercado imobiliário.  Nesse artigo você vai entender como ajustar suas técnicas de prospecção ao mercado 4.0, alinhando o digital ao seus resultados.

Assistimos durante os últimos 20 anos um salto na inovação tecnológica e como ela contribui para a melhoria da experiência em todo e qualquer processo de compra. No século passado, tecnologias limitadas e a falta de fluxo de informação faziam com que as vendas no mercado imobiliário fossem lentas e demoradas, entretanto, contribuíam para que o consultor imobiliário tivesse que se desdobrar para conseguir finalizar a tão sonhada venda para o cliente em potencial.

A tecnologia de ponta que vem sendo criada nesses últimos anos vem para facilitar tanto a vida de quem procura um imóvel quanto de quem deseja vender, o que tem feito o processo de aquisição de um imóvel ser ágil e seguro. Com o apoio de algoritmos, inteligências artificiais, CRM’s, tecnologias de dados e outras ferramentas, é possível que o consultor possa validar todas as etapas no processo, podendo garantir a melhoria contínua, sendo certeiro no perfil e interesses do seu cliente.

O mercado imobiliário brasileiro tem acompanhado a revolução tecnológica que acontece diariamente, porém, isso não garante que suas vendas também o façam.

Listamos 4, dentre vários conhecimentos essenciais, que um consultor imobiliário precisa adquirir para acompanhar a evolução do mercado imobiliário no Brasil.

1° – Entender sobre economia compartilhada.

 

Vivemos a era do compartilhamento. Os avanços tecnológicos em busca da praticidade têm proporcionado às pessoas formas mais simples de otimizar seu tempo e recursos. Para você que não é familiarizado com o termo de economia compartilhada, saiba que nos últimos tempos ela está presente na sua vida e talvez você não tenha se dado conta.

Você com certeza já foi em algum destino e utilizou um carro de aplicativo?! Ou talvez você tenha precisado usar os famosos coworkings, espaços compartilhados de trabalho? Você deve usar ou conhecer alguém que utiliza dos meios de transportes alternativos, como bicicletas e patinetes elétricos para se locomover pelos centros urbanos. Esses serviços e muitos outros fazem parte do que conhecemos hoje como Economia Compartilhada e que vieram para facilitar a vida de todos nós.

A economia compartilhada também pode ser aplicada no mercado imobiliário e de turismo? Esse é o modelo conhecido como Multipropriedade Imobiliária, uma forma inteligente e sustentável de compartilhamento de moradia para as férias. Deste modo, vamos voltar no tempo e entender onde surgiu o termo “Multipropriedade”.

A multipropriedade teve origem nos EUA em meados dos anos 60. Conhecida naquele período como time sharing, que nada mais é que a venda de um imóvel de forma fracionada para vários donos, e esses proprietários pagam somente pelo período que utilizam. No Brasil. a multipropriedade foi regulamentada pela Lei nº 13.777/2018. que assegura os direitos e deveres de todos os proprietários, como também da empresa administradora do empreendimento.

Em termos gerais, você pode vender a parcela de um empreendimento na legislação de propriedade compartilhada, onde o seu cliente irá usar o período de aquisição da forma que bem entender.
importante frisar que todas as despesas, como IPTU e condomínio, são divididas de acordo com a parcela de cota de cada proprietário.

2° – Busca ter alta performance para atingir melhores resultados

 

Atingir resultados constantes não é uma tarefa muito fácil. Sobretudo, treinar habilidades e ter suas vendas como um objetivo tático, analisando as ações do início ao fim, permite alcançar a alta performance.
Alta performance significa trabalhar de forma exponencial para atingir os resultados planejados. Desenvolver um planejamento dos objetivos a alcançar é o pontapé inicial para tal, seguindo pelo desejo em obter ações assertivas. Você conhece aquele ditado: “Erre, mas erre rápido”? Ter atitudes assertivas é saber que se pode errar durante o caminho, mas corrigir a rota de forma ágil é imprescindível para contorná-lo. Um consultor que tem como objetivo atingir bom resultados não deixa para amanhã o que se pode fazer hoje.

Gerenciar recursos, tempo e buscar alcançar a produtividade pode garantir o alcance das metas planejadas.

3° Utilize os meios digitais para vender

 

As redes sociais podem se tornar a sua maior aliada no processo de venda ou captação de clientes. Trabalhar de forma segmentada e atingir o nicho desejado garante ser mais assertivo o processo de conexão com o seu público em foco.

Diante da imensidão da internet, é importante saber quais ferramentas são fundamentais para que você possa executar o seu trabalho.

  • Fazer anúncios patrocinados e alcançar o público em geral.
  • Busque ter um script de atendimento via direct, Messenger, WhatsApp e outros canais digitais, porém, não se limite sempre. Ao mesmo tempo, personalize sua comunicação de acordo com a necessidade de cada cliente.
  • Sempre responda as mensagens e esclareça todas as dúvidas, contudo seja direto.
  • Produza uma análise do seu público e trabalhe de forma segmentada, semelhantemente será mais fácil abordar o cliente ideal.
  • Faça do seu processo de venda uma experiência, assim, você criar conexão com o seu prospect.

 

4° Aprenda a gerenciar os recursos nas crises

 

Gerenciar recursos exige organização, perspicácia e a busca pela previsibilidade. Estar pronto para alguma crise requer analisar diversas hipóteses e suas complexidades. No Brasil, o termo gestão de crise esteve presente em diversos canais de notícias devido aos últimos eventos sociais, econômicos, ambientais e sanitários que colocaram o país à beira de um colapso. E qual é o papel da gestão nesse momento e como pode assegurar com que o os impactos sejam menores?

Diversas ferramentas podem auxiliar na gestão de recursos, projetos com o propósito de mitigar e traçar estratégias e soluções para eventos adversos.
E os recursos que são fundamentais para a manutenção em tempos em que a crise pode interferir nas projeções para a economia. Analisar o cenário externo e interno pode garantir quais serão os impactos em todas as esferas do problema.

Ser criativo em tempos de crises é o caminho para encontrar soluções benéficas e garantir que os recursos sejam resguardados.

O mercado imobiliário em suas nuances nesses últimos anos tem exigido do consultor imobiliário a busca pela inovação, para acompanhar todo o avanço do mercado. Dessa maneira, a visão promissora dos canais de pesquisas mostra que é necessário a atualização do conhecimento, assim como das práticas de conversão nas vendas.

O curso Técnico em Transações Imobiliárias – TTI forma profissionais competentes para atuar no segmento imobiliário, realizando atividades diversas, agindo de acordo com a Legislação, que regulamenta a profissão de Corretor de Imóveis.

A formação técnica é uma exigência para a atuação na área e com o EAD da WAM Ensino você tem flexibilidade para estudar de onde quiser e se adaptar o mercado imobiliário 4.0

Cuidamos da sua privacidade

Utilizamos cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência de navegação, recomendar conteúdos de seu interesse, personalizar publicidade e analisar o nosso tráfego. Essas informações podem ser compartilhadas com alguns parceiros para proporcionar um conteúdo ainda mais personalizado. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com as nossas políticas. Saiba mais